A diferença entre Mídia Social e Rede Social

Publicado: janeiro 10, 2010 em Marketing, Mídia Social, Planejamento, Rede Social

Qual é a diferença entre esses dois conceitos? Seriam a mesma coisa?

Nos Estados Unidos as pessoas costumam utilizar o termo “Social Media” e nós aqui no Brasil utilizamos o termo “Rede Social” para sistemas de colaboração como o Facebook, Orkut e outros.

Vamos ao dicionário de Inglês>Português e traduzir o termo “Rede Social”… e no que dá? Resulta em “Social Network”, diferente dos americanos que usam para o Facebook e Orkut o termo “Social Media”. Agora me pergunto, porque esta troca? Só Deus deve saber.
Mas agora vou falar sobre a diferença destes termos e sobre o porque é importante respeitá-los.

Veja mais informações aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Social_network

Rede Social

Rede social é uma comunidade ou rede de pessoas que não está limitada a uma estrutura ou meio (ou mídia). É um grupo de pessoas que compartilham um único interesse (Pode ser um produto, gosto, famoso, amigo e outros). É interessante ver nesta perspectiva porque nós podemos fazer um marketing para uma rede social, algo mais amplo. Um exemplo? Tocadores de Guitarra. Então indiferente do meio, mídia ou estrutura nós criaríamos um plano sobre como alcançar tal comunidade para vender nossos produtos, serviços ou idéias.

Mídia Social

Mídia do Latim é Meio. Juntando as duas palavras daria Meio Social, isto é, é um meio onde uma determinada Rede Social utiliza para se comunicar. Vamos pegar o nosso exemplo “Tocadores de Guitarra” e sondar os meios que eles usam para se comunicar… Facebook? Orkut? Celulares? Last.Fm? Twitter? Ning? Bem, tudo isto neste conceito são Mídias Sociais.

Como se percebe o conceito de “Rede Social” se refere a uma comunidade e a “Mídia Social” a um meio (uma ferramenta para se comunicar). Por isso deixo uma dica… Não se prenda ao meio, mas deixe a sua criatividade viajar no conceito de rede social. Assim a sua marca estará onde o seu público está ou estará. Defina prioridades baseadas sobre quais meios influenciam mais diretamente a sua rede social e depois ataque!

Gostou do post? Lá vai meu Twitter: http://www.twitter.com/rodrigogpiris

Anúncios
comentários
  1. Patrícia disse:

    Adorei a definição!
    Muitas pessoas possuem dificuldade para diferenciar uma rede social de uma mídia social, além disso, as pessoas já ligam redes sociais com internet, o que é um equivoco, pois as redes sociais existem mesmo antes do advento da internet. A internet só fortaleceu os laços fracos entre as pessoas que fazem parte de uma rede.
    Parabéns pelo post.

  2. Deus disse:

    Olá filho, também não sei o porquê da troca.
    Abs.
    Papai do Céu.

  3. Ibrahim Cesar disse:

    Bem, definições técnicas sempre causam confusão no público leigo, mesmo em meios populares. Na verdade na academia não existe esta troca que você aponta. O Orkut e Facebook nem se enquadram como redes sociais. Eles são definidos como SRS, sites de redes sociais, vide o trabalho da maior pesquisadora brasileira na área, Raquel Recuero.

  4. Leonardo Reis disse:

    Gostei do artigo. Parabéns pela iniciativa de criar um blog pessoal. Continue nesta linha de conteúdo e terá muitos acessos. =)

  5. John Hipster disse:

    Rede social vira social network! por quê será?

    Os americanos não chamam orkut/facebook de social media, só no contexto de PP, exatamente como nós Brazucas falamos em mídia social.

    • rodrigopiris disse:

      O problema é que nem todos que trabalham na área entendem o “Orkut” como mídia social, assim como empresas que pensam que entendem de redes sociais e pensam que só criar “amizades” aleatórias ou “mensagens de Olá” no Orkut ou no Twitter vão ajudar. É necessário ir além da ferramenta… é necessário saber falar com as pessoas certas, no melhor meio, na hora certa e na maneira correta.

      Mas pensando bem, vendo este seu comentário… talvez o conceito de Rede Social deve ter se perdido em uma visão Global. Pergunte a uma assistente social sobre o que é uma Rede Social. Ela vai dizer sobre o que sempre foi… um grupo de pessoas. O problema é confundir uma Rede Social com Mídia Social somente porque a comunidade usa o meio como principal forma de comunicação…

      Peço desculpas se não entendi o seu comentário… Se não for isso, pode dar mais detalhes?

      Obrigado pelo comentário!

  6. Leandro disse:

    Inclusive, nem só de venda de produtos e marcas vivem as redes sociais (que poderiam até ser redes comerciais).

    Mas é interessante a iniciativa e contribuição do ponto de vista.

    Valeu

    • rodrigopiris disse:

      Realmente Leandro! Gostei da observação. Essa foi uma análise com um foco mais sobre como as empresas precisam encarar. 😀 .

      Muitas vezes a empresa sabe “mexer” com o orkut ou com o twitter mas nem sempre consegue atrair a atenção de uma determinada rede social.

      Mas vejo que também pode ser colocado no ponto de vista do usuário comum como uma forma de tirar um paradigma que não é verdadeiro… Desde quando um meio se torna uma comunidade? É mais fácil falar que um grupo de pessoas usa um meio. Afinal, as pessoas se unem por coisas que tem em comum. Certo?

      Obrigado!

  7. Rodrigo disse:

    Pensemos: Que mídia não é social? Os meios de comunicação (como conhecemos) ou são utilizados socialmente e são produtos de uma sociedade, então toda Mídia é social. Por esta razão, prefiro ler “Mídia Social” em uma noção mais próxima de Tecnologia Social .

    // A tecnologia (…) pode ou não contribuir para o desenvolvimento social, dependendo da forma como ela é projetada. //

    Assim, o termo “Mídia Social” pode me parece mais valioso para definir uma Mídia preocupada e voltada com alguma questão social específica. Do contrário, poderíamos chamar Mídia Social apenas de Mídia (Media, Meio de comunicação…)

    • rodrigopiris disse:

      Puxa Rodrigo… Estava pensando nisto hoje de manhã! Realmente se pensarmos neste ponto de vista… A televisão… Rádio… Jornais…. praticamente todos são mídias sociais porque são meios que pessoas utilizam para se comunicar com outras pessoas… Isto é, uma Rede Social com outra(a) Rede Social ou pessoa com uma Rede Social ou vice-versa.

      Este pensamento está me levando a ter idéias sobre como podemos integrar todos estes meios de forma eficaz para atingir uma determinada rede social.

      Obrigado pelo comentário!

      • Marcon Zanin disse:

        Acredito que o termo Midia Social está mais relacionado ao conteúdo que é produzido ou populado pela sociedade em geral. Não produzido pelos grandes grupos de mídia, por isso a internet se destaca e se diferencia das outras midias, pela facilidade de produção de conteúdo e distribuição de informação por qualque pessoa.

  8. Rúbia disse:

    Muito bom o seu post! Eu não conhecia a diferença entre redes/mídias sociais, foi bem esclarecedor!
    Agora não restam mais dúvidas =)

  9. […] Filed under: Uncategorized | Pessoal, decidi postar este artigo como complemento do artigo “A diferença entre Mídia Social e Rede Social” para ajudar a fixar a idéia da diferença destes dois […]

  10. […] Original: Rodrigo Piris CategoriasInternet, Redes Sociais, Twitter Tags:Facebook, interesses em comum, midias sociais, […]

  11. […] A diferenca entre Midia Social e Rede Social […]

  12. Diogo Costa disse:

    Valeu, Rodrigo. Parabéns pela iniciativa de escrever este post. Eu estava mesmo precisando desta definição. Tomei a liberdade de citar você no meu blog, http://www.administradores.com.br/home/dbcosta/blog/.

    Forte abraço.

  13. williammendes_ disse:

    é bom saber essa diferença !

  14. […] under: DMC, Mídia Social, Rede Social | Quando escrevi sobre o assunto (ainda bem) relacionado à diferença entre Mídias Sociais e Redes Sociais, comecei a pensar bem mais sobre, até que recebi um comentário dizendo que Mídia Social é ainda […]

  15. Muito bacana seu post cara, parabéns !!

  16. opa, ja assinei pra receber seus novos posts por email 🙂

  17. sandrodb disse:

    Ótima definição! Muito oportuna nos dias de hoje. Parabéns pelo post!

  18. Parabéns pelo artigo, xará. Muito pertinente. Tem muita gente dizendo que é tudo a mesma coisa, mas sabemos – e vc reforçou – que não é bem assim. Grande abraço e muito sucesso pra vc.

  19. Parabéns Rodigo. Gostei bastante do post. As pessoas as vezes usam os termos meio que aleatoriamente sem se preocupar com o que realmente significam. Bem legal!

  20. […] Crédito: Rodrigo Piris […]

  21. […] as redes sociais como relacionamento e as mídias como veículo. Seguindo esta, mesma linha, outro blog é contundente: “Como se percebe o conceito de “Rede Social” se refere a uma comunidade e a […]

  22. IrlaRebelo disse:

    Como eu suspeitava. Você me ajudou a ter certeza sobre as definições. Obrigada. Acrescento que na minha opinião as mídias sociais estão muito relacionadas à colaboração facilitada entre rementente/destinatário (@ocosmopolita), enfraquecendo o sentido do termo quando se refere ao radio/TV. Sobre o termo DMC, acho interessante. Estou pensando em utilizar no artigo q estou escrevendo, mas em português: Mídias Digitais Colaborativas ou Colaboração com Mídias Digitais (evito ao máximo termos em inglês qdo eles podem ser traduzidos/eu ainda faria referencia a vc). Alguma dicas? E assim como o Diogo, tomei a liberdade de citá-lo em meu blog.

  23. […] forma bem objetiva, Rodrigo Gabriel Piris me ajudou a entender a diferença entre os termos que ele define da seguinte maneira: “Rede […]

  24. Paula Ugalde disse:

    Rodrigo, caro migo do Fb e administrador no nosso grupo “Queremos Ética”!
    *Tu é o Cara*!! Thanks!! Teu post dirimiu todas as dúvidas!! Grande []!!
    Paula Ugalde 🙂

  25. Rafael martins disse:

    Gostei a comparação, eu mesmo nem noção da diferença dos termos ditos acima sabia. obrigado pela leitura.

  26. obrigada pela orientação, parabéns.

  27. […] teórica que diferencia ambos é a mais indicada, pois não evitam confusões sobre os conceitos sociológicos e a mídia mais utilizada nos dias de hoje. Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso […]

  28. José Alberto Gato disse:

    Ótimo conteúdo, Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s