Análise estratégica de SEO

Publicado: janeiro 10, 2010 em Marketing, SEO

Não sabe o que é SEO? Veja aqui.

Tenho visto que diversas empresas ainda não compreenderam sobre a necessidade de uma análise estratégica de uma campanha de SEO.

Geralmente quando elas chegam e dizem “Rodrigo, quero obter a primeira posição com a palavra X”, não fizeram uma análise de oferta e demanda que cada palavra relacionada ao seu produto tem, isto é, cada palavra-chave específica tem a sua concorrência como também a quantidade de buscas feitas em um determinado período. Lembro que um produto ou uma categoria podem ter diversas palavras-chaves.

Rodrigo, e no que isso influencia?

Isto influencia diretamente no Retorno Sobre o Investimento e no tempo que este se dará. Quanto maior a concorrência mais esforços e investimentos precisarão ser feitos para obter uma quantidade determinada de acessos. Se essa análise não for feita, você ou a sua empresa provavelmente irá tomar decisões precipitadas que poderão levar à perda de oportunidades ou capital que poderia ser destinado a outros projetos.

O que preciso fazer?

  1. Encontre todas as possíveis palavras-chaves que os usuários utilizam para encontrar o seu produto ou categoria.
  2. Levante a demanda (buscas) que cada palavra-chave tem em relação aos buscadores.  Uma dica: https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal. Não se esqueça que esta é somente a ferramenta do Google.
  3. Levante a concorrência que cada palavra-chave tem em relação aos buscadores. Você irá conseguir fazendo buscas e coletando a quantidade de “Resultado da busca”.
  4. Depois faça uma análise sobre quais palavras-chaves oferecem uma menor concorrência com uma maior demanda de buscas pelos usuários. Calcule que o tráfego obtido na primeira posição de qualquer palavra-chave fique em torno de 70%. Isto é, se a demanda for 100.000 por mês provavelmente você terá 70.000.
  5. Agora com essas informações, faça especulações sobre o quanto você ganhará se conquistar o tráfego daquela palavra-chave. Por exemplo: Se 70.000 internautas acessarem a minha loja virtual provavelmente 1.000 fecharão pedidos de R$ 250,00, no que resultará em um total de R$ 250.000. Se foi preciso investir, por exemplo R$ 50.000,00 para conseguir a posição que desejo, o meu ROI (Retorno sobre Investimento) foi de 1 para 5. Interessante, não? Mas Atenção! Tome cuidado para coletar as informações certas para chegar a especulações como esta.

Após isto escolha as suas palavras-chaves e não se esqueça… Foco! Não mude para outras palavras-chaves enquanto não conquistar as palavras-chaves que você definiu. Escolha poucas e boas, depois conquiste outras.

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