O que é SEO?

Publicado: janeiro 10, 2010 em Marketing, SEO

A definição de SEO é “Search Engine Optimization”, isto é, otimização em mecanismos de buscas. Alguns utilizam o termo “Otimização de Sites” para SEO, mas a meu ver o termo “Otimização de site” vai além do que posicionar o site no Google, Bing ou qualquer outro mecanismo de busca como o Google, Bing ou Yahoo. Existem outros meios para se otimizar um site como a criação de novas funcionalidades, alterações na arquitetura da informação, programação, administrativo e inclusive no design.

O objetivo de um projeto de SEO está em otimizar o seu site para que possa estar melhor posicionado nos principais mecanismo de buscas através de boas práticas.

Rodrigo, mas quais são essas “Boas Práticas”?

Posso dizer que estas “Boas Práticas” podem ser separadas em 3 pilares, das quais são: Arquitetura, Conteúdo e Reputação. A conquista da posição de uma palavra-chave é baseada em uma soma de valores nestes três pilares, quando mais valor, melhor. Lembro que o que falarei são “rascunhos” somente para dar uma idéia sobre como funciona.

Arquitetura

É responsável por categorizar o seu conteúdo afim de que seja fácil de ser localizado e inclusive de se fazer um determinado conteúdo “Priorizado” através de relações internas. Esta área é bem entendida pelo pessoal de Arquitetura da Informação.

Conteúdo

Qual biblioteca “aparentemente” é mais importante? A que tem menos ou mais livros? A quantidade de páginas que o seu site tem em relação à palavra-chave também conta. Mas atenção! Nem sempre o que os usuários vêem os robôs também podem ver! Por isto saiba escrever o conteúdo de forma que estes dois “públicos” possam ler as suas páginas. Evite sites em flash e invista em sites em HTML com utilização de padrões W3C. Esta área é entendida por WebWriters e por profissionais que dominam o HTML.

Reputação

Imagine o seguinte: Você está em uma biblioteca onde não existem rótulos nas prateleiras, só existem livros que você nunca conheceu e não existe nada no mundo que fale a respeito da importância que existe entre eles e a sua missão é: Encontrar os livros mais importantes desta biblioteca. O que fazer então? Ler cada um para ver sobre quais são os livros com maior quantidade de referências. Resumindo, é isso que o Google faz também. Para conseguir pontos neste pilar será necessário um plano para que o seu site torne-se referência na web. Esta área é entendida por profissionais de marketing, blogueiros e por pessoas que saibam como conseguir links de outros sites importantes.

Anúncios
comentários
  1. […] Posted on Janeiro 10, 2010. Filed under: Marketing, SEO | Não sabe o que é SEO? Veja aqui. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s