Estudo de caso viral do Hotmail

Publicado: janeiro 30, 2010 em Estudos de casos, Marketing, Marketing Viral

Para quem não sabe, uma breve apresentação:

Como iniciou

O Hotmail é um dos serviços mais populares de e-mail gratuito, foi criado por Sabeer Bhatia  e Jack Smith.

Bathia, enquanto trabalha na Apple Computer como Engenheiro de Software, baseado em conhecimentos obtidos em StanFord, convenceu seu amigo Jack Smith a montar um negócio e depois vendê-lo por milhões. Logo depois os dois se empenharam em buscar idéias e chegaram à conclusão de que criar um serviço de e-mail gratuito seria interessante. Após análises verificaram que seria necessário o investimento inicial de 300 mil dólares.

Após muitas tentativas de apresentações a investidores de riscos, conseguiram então o interesse de Steve Juvertson, com a proposta de 15% de participação.

Depois de diversos obstáculos o Hotmail em um determinado período conseguiu ser criado e bem divulgado com 500 mil dólares. A Juno, concorrente na época que tinha investido por volta 20 milhões gastos somente em propaganda, tinha conseguido somente uma fração dos usuários. Mas como? Principalmente através de Marketing Viral.

Agora sobre o Viral

Como o Hotmail não tinha o orçamento de marketing da Amazon, Microsoft ou Yahoo para divulgar seus serviços, transformou os seus clientes em seus vendedores. Mas como?

Através de um idéia simples: Colocando uma informação no rodapé dos e-mails enviados pelos próprios usuários. Quer saber qual? “Tenha o seu e-mail particular, gratuito em…”

Então pronto. Sem querer os usuários passavam a confiabilidade do serviço (porque estavam usando) para os seus contatos! Isto é, cada e-mail quebrava as barreiras da propaganda indo além de divulgar o serviço, também fazia com que o remetente implicitamente fizesse um endosso da qualidade do mesmo!

E a melhor parte de negócios do Hotmail é que todos os usuários precisam preencher um formulário onde seja descrito o perfil para que os anunciantes possam criar campanhas de marketing personalizadas. O Hotmail usou o poder da internet combinando o poder do marketing viral para se tornar um dos líderes em sua categoria. Foi por isso que a Microsoft a comprou.

Isso nos mostra que uma simples idéia pode realmente valer milhões. O que nos falta é saber tê-las ou andar com aqueles que as têm. Não esqueça, só se tem uma boa idéia quando se teve diversas idéias ruins! Pense, analise e coloque a mão na massa!

Anúncios
comentários
  1. […] Com alguma criatividade da sua parte será possível chegar a um grande número de pessoas e anunciar a sua existência na web. O marketing viral, é uma tendência que está a ser aproveitada cada vez mais pelas empresas para poderem chegar de uma forma mais fácil e rápida e com um investimentos mais reduzidos às pessoas. Curiosamente uma das primeiras empresas a utilizar este método foi a  empresa que desenvolveu o Hotmail que foi mais tarde comprada pela Microsoft. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s