A diferença entre o Analista de Mídias Sociais e Analista de Redes Sociais

Publicado: fevereiro 23, 2010 em Marketing, Mídia Social, Rede Social

Existe diferença? Sim. O que existe é uma confusão em relação ao que significa as atividades de cada um.

Analista de Mídias Sociais

O Analista de Mídias Sociais é o profissional que foca a mídia em si, como o Facebook, Twitter, Orkut, Sonico, Yahoo Respostas, Youtube e outros como fóruns em geral. Pelo menos teoricamente. Um profissional com este perfil é indicado para atuar na camada tática e inclusive a operacional, já que este se relacionará diretamente com o público através das mídias digitais determinadas pela camada estratégica para atingir um objetivo. Mas pensando bem… Eu chamaria esse profissional de Analista de DMC. Veja aqui o porquê.

Analista de Redes Sociais

O Analista de Redes Sociais é o profissional que tem um olhar mais abrangente, pois pela definição, deve procurar as mídias ou formas que um grupo de pessoas utiliza para se comunicar, sendo on-line ou não. (uma rede de amigos, fãs e etc), isto é, uma rede social. Depois das mídias estarem definidas, os especialistas de cada meio irão atuar, como o Analista de Mídias Sociais. Sendo assim, este analista de redes sociais poderia ser chamado também de analista de marketing de relacionamento. Vamos simplificar? Deixemos como Analista de Redes Sociais, o que não vale é fazer confusão. ^^

Anúncios
comentários
  1. Germano Alves BAtista disse:

    Ainda bem q são msm coisa … goiste do artigo.Independente de quem seja o autor .

    Hehe

    • rodrigopiris disse:

      Olá Germano! rsrsrs, não.. as coisas são bem diferentes… o que pode estar confundindo muito é esse “Social” após o “Rede” ou “Mídia”.

      Resumindo… O Analista de Redes Sociais atinge as pessoas indiferente do tipo do meio e o Analista de Mídias Sociais atinge as pessoas somente através das mídias colaborativas, como o Facebook, Orkut e etc.

      Entendeu? Abraços!

  2. disse:

    qual a formação para se atuar em cada um?

    • rodrigopiris disse:

      Zé, defendo que não é extramente necessário uma formação específica. Para ambos, vejo alguém formado em marketing, sistemas para internet ou possivelmente em psicologia. A área de Mídias Sociais é relativamente nova, mas a de Redes Sociais existe desde que o homem quer influenciar um grupo de pessoas.

      O que vejo que é mais necessário em alguém dessa área é o forte desejo de unir pessoas e se relacionar com elas. Se o profissional tem isso, se tem a oportunidade e o conhecimento, com formação ou sem formação ele vai se destacar. Disso tenho certeza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s