Apresento-lhes o DMC! Digital Media Collaboration

Publicado: fevereiro 25, 2010 em DMC, Mídia Social, Rede Social

Quando escrevi sobre o assunto (ainda bem) relacionado à diferença entre Mídias Sociais e Redes Sociais, comecei a pensar bem mais sobre, até que recebi um comentário dizendo que Mídia Social é ainda algo mais amplo, para confirmar o que estava estudando. Como em latim, Mídia é igual à Meio, e Social é algo relacionado a Pessoas, agora lhe pergunto… Por que a televisão, rádio e jornal não poderiam ser chamadas de Mídias Sociais? Digo isso porque são Meios que as Pessoas utilizam para se comunicar, isto é, são meios sociais. Partindo desta linha de raciocínio, tomo como provável verdade que o idealizador de tal termo não tinha levado esta questão em consideração. Se estiver errado, mande bala no comentário! 😉

Resumindo, o significado da palavra “Social”, é demasiadamente amplo. Ela não pode dizer por si mesma que as pessoas possam colaborar através de uma determinada mídia. Não que seja errado chamar um Facebook de Mídia Social, mas acabo percebendo que uma televisão também pode ser uma (Porque é a mensagem de alguém que utiliza um meio para alcançar um ou mais indivíduos).

Agora você me pergunta… Rodrigo, mas por que DMC? Não poderia ser somente Media Collaboration? Se um fórum ou um local onde as pessoas podem vender e comprar para qualquer outra pessoa na realidade (como uma praça, um mercado livre REAL) for considerado um Meio, não, porque não é Digital. Acho importante colocar essa diferença para mídias digitais e reais, onde as pessoas possam colaborar. Como então o termo “Digital Media Collaboration” é um tanto que prolongado… por que não utilizar DMC para se de referir às Mídias Digitais de Colaboração, como Facebook, Orkut e o Twitter?

Talvez essa mudança seja difícil… Mas para um profissional é importantíssimo saber os significados dos termos que fazem parte de suas atividades e admitir os equívocos obtidos através de outras pessoas. É claro que uma mudança repentina não é o melhor a ser feito, porque o mercado já tomou isso como uma verdade. E o que você acha? Podemos utilizar um outro termo para mídias como o Facebook, Orkut e Twitter?

Anúncios
comentários
  1. Marcelo disse:

    Concordo plenamente DMC é o termo mais apropriado, pra mim MS sempre pareceu estranho, por isso acho que nunca me senti a vontade para usar… enquanto Rede Social, apresenta sentido mais amplo, carecia de uma limitação (para falar de Twitter, Orkut, etc.), então porque não começar a adotar DMC?

  2. Rodrigo,

    Acredito que na verdade o termo Utilizado como Social, em Mídias Sociais, remete a sociabilidade entre as pessoas. Como no caso agora, estou sociabilizando (conversando, interagindo, “me defendendo”) com seus raciocínios e pensamentos o que não acontece na televisão atual.

    Você simplismente não interage, e se interage, como no BBB, é anônimo e não tem retorno nem discussão sobre tal ação. Caso tenha, como em ligações atendidas ao vivo, é um caso em um milhão.

    Também é apenas minha opinião se tratando destes assuntos.

    Abs.,

  3. @ocosmopolita disse:

    Hummm…não sei, posso estar falando besteira mas, acho que não é assim fácil falarmos que o jornal, ou até mesmo a tv sejam mídias sociais, até onde li e estudei(aliás semestre passado lemos um livro que se chama “redes sociais” da Raquel Recuero, nele há muita explicação a respeito disso tudo que você está querendo falar)porque o que entendi de toda a percepção da coisa é que mídias sociais e redes sociais, permitem a interação quase que efetiva de remetente e destinatário, o que não é possível vermos em jornais, e tv’s, por mais que eles tenham um SAC ou uma forma de entrar em contacto com eles, a interação não é assim um fator predominante nessas relações, o que consigo ver sim, são somente meios de mass media, por mais que essas barreiras e nomenclaturas estejam caindo com o advento internet ainda há um grande poder de massa na tv e no rádio, e não de interação de socialização, se é que me entende.
    Espero resposta, gostaria muito de tirar uma conclusão a esse respeito.(ah, o livro você pode ler aqui >>http://www.redessociais.net/

    []s

  4. […] Chega de complicar. Cito Rodrigo Gabriel Piris: “Apresento-lhes o DMC! Digital Media Collaboration.” Post publicado em fevereiro de 2010 que sugere a utilização da sigla DMC para representar […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s