Democracia 3.0 – Uma nova chance para o Brasil e para os sistemas de votação?

Publicado: fevereiro 26, 2010 em Comunicação, Mídia Social, Minhas idéias, Política, Rede Social, SEO

Bem pessoal, como estou trabalhando como profissional de marketing de relacionamento e de tecnologia, nestes dias eu estava pensando sobre como promover um sistema de votação inteligente. Por quê?

Em liderança, aprendi que o líder é necessário, se principalmente este indivíduo entender do assunto, seja teoricamente ou através de experiências passadas. (É claro que existe a questão de integração social). Mas quem dirá que ele é o melhor?

Vamos supor a seguinte situação: Surgiu um grande problema que envolve 100 pessoas, sendo delas, 10 especialistas e 20 generalistas, sendo que sobraram 70 indivíduos sem qualquer conhecimento na área. Este grupo se baseia na democracia por valorizar questões como a liberdade de expressão. Então o grupo elege um líder para solucionar o problema… Agora eu pergunto… Quais foram as razões para a escolha desse líder? Será que foi a empatia, conhecimento técnico isolado que fez com que subisse ao poder, os dois ou através de outros meios? Com que efeito a voz dos especialistas e dos generalistas influenciaram na decisão final?

Você já parou para pensar sobre o que aconteceria se somente os 70 indivíduos tivessem poder de votação? (Imagine se estes fossem manipulados, por falta de conhecimento, a pensarem somente em si) Porque dar o mesmo poder de voto para um especialista (que estudou, errou e aprendeu) para alguém que nada conhece a respeito de um determinado assunto? Agora a última pergunta: Porque não confiar a nossos “irmãos” brasileiros e em nossos filhos o poder de através de suas especialidades fazer um país melhor?

A idéia é essa… Não tirar o poder dos leigos, mas confiar mais poder aos sábios para que a democracia além de possibilitar a mesma liberdade que hoje nos possibilita, também oferecer melhor eficácia no desenvolvimento de um país ou de uma comunidade.

Realmente é um sistema complexo, porque são muitas questões que precisarão ser levantadas, mas não tenho dúvidas que através da tecnologia essa solução irá possibilitar que as nossas decisões como cidadãos melhore, assim como o nosso país.

Como hoje o nosso sistema de votação é eletrônico… Bem… Porque não torná-lo inteligente?

Além de pensar em nosso país, imagine sistemas como esse implantados em empresas e comunidades(virtuais e reais)!

Esse é um pensamentos meu… se quizer colaborar, fique à vontade.

Ahh… só um detalhe: Coloquei como Democracia 3.0 como alusão à Web 3.0, a web semântica (e mais inteligente).

Anúncios
comentários
  1. Michel Jucá disse:

    Quem lê até parece viável, e promissor. Mas você “mexeu” no alicerce da democracia “1.0”, que parte da idéia de todos termos o mesmo “peso” durante a votação. Curioso que eu fiquei pensando que antes de votar você teria uma questão de lógica e depois votaria. Acertando a questão seu voto teria peso 2. 🙂

    • Autor disse:

      Sim sim… dei uma “mexida”… rsrsrs.

      Tenho percebido que o principal benefício da democracia é a liberdade, assim como o da ditadura(ou monarquia), a eficácia.
      A proposta é dar mais poder à quem precisa do poder para trazer a eficácia para tornar a liberdade mais madura, isto é, às pessoas que são mais aproximadas à especializações de diversas áreas.

      Vamos supor que temos um problema educacional no país. Eu, como profissional da área de TI, talvez as minhas decisões na escolha de um líder para resolver este problema não sejam tão boas quanto a um professor. Por isso, a opnião de um professor valeria mais do que a minha. Neste caso, eu confiaria poder à estes profissionais pois sei que entendem mais do que eu e vão tomar uma decisão que irão influenciar com certeza no desenvolvimento educacional dos nossos filhos com uma qualidade melhor.

      Acreidto que seja viável sim, após um estudo e do desenvolvimento de um sistema de pontuação por perfil. Enquanto não fizermos estaremos livres, mas também presos por causa de nossas próprias decisões erradas.

      Agora fica no ar uma pergunta… quanto nos custa uma democracia 1.0 pelas nossas más decisões? Será que essa é uma liberdade sadia que não dá para amadurecê-la?

  2. ThaleSI disse:

    Tenho certeza que isso deve ser levado para frente. Até mesmo as pessoa leigas no assunto depositariam confiança em deixar a questão (mais poder) nas mãos dos sábio (se posso assim dizer).

    Thales Galter

  3. Juan disse:

    Gostei…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s