Somos Inteligentes?

Publicado: janeiro 12, 2016 em Uncategorized

Dentre os seres vivos, não acredito que a humanidade se destaque pela sua intuição, isto é, pela inteligência intuitiva, ou talentos para a solução de problemas sociais… Sim, neste quesito somos estúpidos, comparados a um formigueiro, que é capaz de solucionar problemas sem a intervenção da rainha…

Formigas não estudam agronomia e nem engenharia, mas constroem e reconstroem seus impérios com desempenho invejável… E toda esta ciência está escrita em seus DNAs, diferente de nós, que precisamos estudar anos em universidades. Dependemos ainda de chefes, nos dando ordens e definindo metas, além de obtermos tempo de experiência para termos domínio. Mas as formigas não… Mesmo com cérebros menores que os nossos, já nascem sabendo, não apenas a construir, mas a cuidar dos seus. E quando lutam, apenas destroem suas adversárias, deixando o ambiente praticamente livre de danos. E nós? Promovemos o caos, nossas armas além de destruir outros seres, destroem florestas e a própria atmosfera. Tal estupidez faz parte da nossa natureza, e ainda quando sabemos que dependemos de nossos pares para nos complementar, somos arrogantes e egoístas, uns querendo cada vez mais para si, outros, não respeitando a relatividade do poder, pois todos dependemos de todos. Podemos aprender isso, é claro, às duras custas, mas o aprendizado não é inteligência intuitiva, é ciência, logo, mesmo que nos tornemos sábios, naturalmente, continuaremos estúpidos em muitas áreas, pois é da nossa natureza sermos bons em algumas áreas, mas também egoístas, o que nos mantém muitas das vezes isolados. Vale então a experiência e a ciência para nos libertar desse nosso mal, que é a ignorância.

Mas então, no que nos destacamos? Em nossa capacidade de aprender rápido, obtendo experiência e ciência mais rápido que todos os outros seres. Aí reside o maior poder, a evolução.

Comparados às simples formigas, no quesito de problemas sociais, somos inteligentes? Não, estão à milhões de anos à nossa frente. Se não fosse nossa sabedoria, estaríamos morando ainda em cavernas. Mas como aprendemos rápido… Talvez até possamos transferir nossa sabedoria ao nosso DNA. Apenas torço que dê tempo para evoluir, sem nos destruir antes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s